É fundamental ler Machado de Assis para entender a sociedade brasileira. Neste livro temos contos escritos sobre política e escravidão, sendo oito contos publicados entre 1864 a 1882 e mais cinco entre 1891 a 1906, mas todos se referem ao período anterior à República e anterior a abolição.
Cada conto tem sua particularidade, por exemplo, destaco "O Teles e o Tobias (Quadro de costumes políticos", de 1865, em que Machado de Assis descreve, a partir destes dois personagens e seus filhos, a vida política de um pequeno município (algo que busquei entender na minha tese de doutorado em Sociologia). Enfim, a literatura nos explicando como era a política neste período histórico.
Ou pensando o Brasil como um todo, temos "Teoria do medalhão - diálogo", de 1881, ou mesmo "O velho senado", publicado em 1898, já em plena República, mas que retoma alguns dos principais políticos brasileiros (senadores do Império), suas características, ou mesmo, a organização desta instituição em que seus membros eram vitalícios no poder. A política como ela é, como nos diria Maquiavel, via literatura.
Sobre os contos sobre a escravidão, dói a alma ler sobre o assunto. A literatura traz a realidade dura e crua deste momento.
Vale a leitura de Machado de Assis, sempre, e a partir dele, formularmos reflexões sobre a nossa vida, a nossa sociedade, para que possamos nos entender como pessoas e como coletividade.