sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Literatura e Sociologia

Certamente podemos compreender melhor a sociedade em que vivemos, ou uma outra cultura, através da literatura. Da mesma forma, a Sociologia, enquanto ciência, utilizando de metodologias, conceitos e teorias, nos ajuda a entender o mundo social da qual fazemos parte.

Assim, Literatura e Sociologia, portanto, podem ser complementares.

Quando terminei a leitura de "Caminhos cruzados", de Erico Verissimo, foi possível pensar nas diferentes condições sociais narradas pelo autor, através de seus diferentes personagens, isso devido a fatos sociais que os envolvem, num curto espaço de tempo de cinco dias (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), e na qual seus caminhos se cruzam, apesar das diferenças sociais e culturais, e a partir da grande cidade de Porto Alegre, na década de 1930 (o livro foi publicado em 1934). 

As diferentes condições sociais dos personagens do romance, nos fazem pensar em nossa condição social real, em nossa história cotidiana, por exemplo, no que pode nos acontecer ou o que podemos fazer num espaço de cinco dias, a partir da realidade que estamos inseridos. Da mesma forma, podemos pensar no que pode acontecer, em cinco dias, com os jovens sem emprego e drogados que passam pela minha rua diariamente; das famílias pobres e trabalhadoras do bairro;  da senhora aposentada que vive de um salário mínimo com sua filha trabalhadora; do clérigo da igreja; do casal que enriqueceu com seus negócios imobiliários, e tudo isso, numa mesma cidade; e ainda, o que cada um de nós irá ler, assistir e aprender; e, igualmente, estamos constantemente nos encontrando, uns aos outros, em atividades religiosas, nas escolas, no trânsito, na associação, numa festa, pelo trabalho, pela prestação de serviços, no comércio, e mesmo pela violência, enfim, os "caminhos cruzados", a que Erico Verissimo nomeia seu romance.

Voltando à Sociologia e sua relação com "Caminhos cruzados": como não observar as classes sociais, em termos econômicos, e suas possibilidades materiais de vida; a questão de gênero, em especial, o papel da mulher na sociedade da década de 1930; a questão moral, do comportamento, da alegria e tristeza, independente da fartura ou miséria; da questão cultural em cada família; do acesso à cultura erudita; entre tantos outros conceitos. Enfim, as relações sociais acontecem e estabelecem conexões, formando um todo. Quanto mais ciente destas conectividades, de suas possibilidades, de minhas possibilidades, melhor entendo o mundo social da qual estou inserido.

Enfim, como professor de Sociologia (no romance existe um personagem professor - não gostaria de ser como ele), procuro pensar como utilizar de um livro interessantíssimo, como "Caminhos cruzados" e sua história fictícia, com a realidade da qual estamos inseridos e que precisamos compreender melhor e, igualmente, utilizando dos conceitos sociológicos.

Historicamente, também, é possível pensar como foi a vida na década de 1930 nas diferentes cidades brasileiras, como Curitiba, como Itaperuçu, com seus personagens reais, em suas angústias e conquistas, em suas possibilidades culturais, com seus bens materiais etc.

Referência Bibliográfica:

VERISSIMO, Erico. Caminhos cruzados; ensaio introdutório de Mozart Pereira Soares. 21ª ed. Porto Alegre, Globo, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário