Estudos históricos e sociológicos sobre a Educação no Paraná no século XIX são interessantes para se compreender como o processo de ensino foi acontecendo neste Estado e no Brasil como um todo.
Da mesma forma, quando se lê esses estudos, pode-se pensar como foi que as escolas foram surgindo na região do Vale do Ribeira paranaense.
Elaine Cátia Falcade Maschio. Escolarização Pública e Imigração Italiana. A constituição do ensino elementar das colônias ao município (1882-1912). Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
O livro de Elaine Falcade Maschio apresenta como os imigrantes italianos no município de Colombo foram exigindo das autoridades paranaenses o direito a educação formal; pedidos de escolas públicas, de professores, de materiais. E isso acabava abrangendo toda a região e sua população. Destaco que muitos parentes meus estavam envolvidos.
Juarez José Tucchinski dos Anjos. Uma trama na História. A criança no processo de escolarização primária nas últimas décadas do período imperial. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.
O livro de Juarez Anjos apresenta características da educação no Paraná, em especial no município da Lapa, buscando entender a criança dentro deste ambiente institucional do século XIX. E para isso, foi reconstruindo a trajetória de alguns sujeitos da educação, como professores e alunos.
Os dois livros apresentam, também, uma gama enorme de outros estudos sobre o período, tudo isso contribuindo para que possamos pensar sobre este tema fundamental na sociedade, que é a educação.