No dia 01 de julho de 2012, na festa de São Pedro e São Paulo, foi entronizada a imagem de São Pedro Apóstolo na praça central de Itaperuçu, que mede 1,80m. Esta praça e esta imagem são um marco simbolizando a longa tradição que existe em Itaperuçu de se comemorar o dia de seu padroeiro.
Não se sabe ao certo quem trouxe esta devoção a Itaperuçu e nem a data. Falta ainda avançar nas pesquisas sobre este assunto. O Livro Tombo da paróquia de Itaperuçu, iniciado na década de 1980, por Frei Aurelio Possani, diz que desde a década de 1930 já, Itaperuçu, tinha como padroeiro São Pedro Apóstolo. Mas, certamente, São Pedro é padroeiro desta localidade desde o século XIX, em que já havia moradores por aqui, como demonstra a Lista de Eleitores de 1853.
A cerimônia de entronização contou com a participação das autoridades políticas locais, do pároco Padre Frei Valdir Borges e do povo que lotou a praça São Pedro em Itaperuçu. E quem descobriu a placa comemorativa foram Padre Tadeu Camilo, vigário paroquial e Gerson Ceccon, prefeito municipal. Após, teve a Santa Missa, na própria praça, com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas.
Antes da existência desta praça, havia apenas a Av. São Pedro, e em frente a Igreja Matriz, até a década de 1970, também existia um pequeno cemitério, que foi transferido para a localidade de Queimadinha, perto de Pombas.
Praça São Pedro Apóstolo, Itaperuçu, 01/07/2012 |
Praça São Pedro Apóstolo, Itaperuçu, 01/07/2012 |
São Pedro Apóstolo |
São Pedro Apóstolo |
Prefeito Gerson Ceccon e Padre Tadeu Camilo
Em novembro de 2017 a praça foi removida a pedido dos moradores locais, voltando a ser parte da Av. São Pedro. A imagem de São Pedro foi entronizada no Cenáculo de Itaperuçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário