O farol foi construído em 1872 e faz parte da modernização do Paraná na segunda metade do século XIX, facilitando e garantindo maior segurança para a entrada dos portos de Paranaguá e Antonina, cada vez mais em expansão, tanto em relação ao comércio, como da erva-mate, como na chegada de imigrantes, e já para a futura construção da ferrovia Paranaguá - Curitiba, na década de 1880.
Interessante consultar o documento de 20/02/1862, do Arquivo Público do Paraná, sobre onde deveria ser construído o farol na Ilha do Mel. O local mais propício e escolhido foi o morro das conchas. Tal empreendimento foi concretizado 10 anos de depois.
A década de 1870 pode ser considerada uma época de estabilidade política no Brasil, apesar da crise econômica e de novas ideias geradas pela guerra contra o Paraguai. Período de predomínio dos políticos do Partido Conservador, entre eles, o Barão de Cotegipe, que era Ministro da Marinha na época da construção do farol. E no Paraná, destacava-se a família de Manoel Antônio Guimarães, futuro Visconde de Nácar, de Paranaguá.